Especialistas debatem a certificação pecuária 03/12/2010 - 18:36

    Durante dois dias, produtores e técnicos ligados à produção integrada (PI) de suínos acompanharam palestras ministradas por especialistas sobre os seguintes temas: desafios e perspectivas na questão ambiental para a suinocultura, os critérios de auditoria nos processos de comercialização, a elaboração de uma norma brasileira de certificação para a produção animal, o cenário da certificação pecuária na Europa e a certificação nos EUA.



    O evento se iniciou na tarde desta quinta-feira (2), com o pronunciamento do diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, que falou sobre a importância da certificação no atual panorama agropecuário brasileiro. “O país está passando por um momento muito especial, pois, como temos acompanhado, não somente os pesquisadores e as autoridades, como também a população estão se preocupando com a qualidade dos alimentos e, consequentemente, com a certificação de produtos e processos. E o Tecpar, como um importante instituto de pesquisa, não poderia deixar de apoiar eventos voltados à promoção e à divulgação de informações úteis para o desenvolvimento da suinocultura”, ressaltou Ribas.


    O segundo dia do simpósio Entendendo a Certificação Pecuária, promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na CIC, começou com uma palestra sobre o que é certificação e sua importância, que foi ministrada por Rogério Campus Meira, mestre em gestão de aprendizado. Ele focou sua apresentação na necessidade e na abordagem da certificação, seja sob a ótica dos pecuaristas ou dos consumidores.


    A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores, Carlos Francisco Geesdorf, que ressaltou a necessidade da certificação dos produtos como fator agregador de valor. “O Brasil é um grande produtor de proteína animal voltada à exportação e, para que possamos transpor as barreiras impostas pelo mercado internacional, temos de garantir a qualidade dos produtos vendidos. E a certificação é um processo que pode impulsionar ainda mais nossas exportações”, salientou Geesdorf, que parabenizou o Tecpar e os técnicos responsáveis pela iniciativa.

(3/12/2010)