Entidades paranaenses divulgam conceitos sobre certificação 30/05/2011 - 21:55

Promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Empresa Paranaense de Classificação (Claspar) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a palestra “Entendendo a Certificação” foi uma iniciativa das instituições para procurar esclarecer e unificar o entendimento sobre o tema, que vem ganhando cada vez mais importância com o crescimento do comércio internacional.



Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, as três entidades desenvolvem trabalhos relacionados ao tema discutido. “Nós temos várias atividades em conjunto e identificamos a necessidade deharmonizar os conceitos”, explicou Felix.

Na mesma linha, o presidente da Claspar, Carlos Alberto Scott, destacou a importância de estar sempre atualizando os conhecimentos sobre certificação e uniformizando conceitos. Já o representante do Secretário da Agricultura Otamir César Martins, falou na abertura do evento sobre o benefício para o Estado da certificação da produção paranaense. “Dentro do plano de governo, nós pretendemos que o Estado agregue mais valor a sua produção”, disse Martins.

O palestrante José de Abreu, especialista em normalização e avaliação da conformidade com atuação de mais de 15 anos em regulamentação técnica, destacou que a busca por certificação cresce no ritmo do mercado mundial que, de acordo com ele, saltou de um volume de negócios da ordem de R$ 1 trilhão em 1974 para 16 trilhões em 2008. “Nesse contexto de expansão do comércio mundial onde há grande diversidade de culturas e variações de processos e procedimentos se faz necessário o estabelecimento de padrões, normas e regulamentações que garantam a conformidade do que se compra”, explicou Abreu, que em sua palestra detalhou os fundamentos da certificação, técnicas, tendências e estruturas necessárias para o desenvolvimento da atividade no Brasil.

De acordo com o palestrante, o Tecpar já é líder em alguns segmentos da certificação no Brasil, como a produção de orgânicos, por exemplo, mas a instituição deve estar atenta as novas tendências para avançar em outros segmentos. “O Tecpar é um dos organismos de certificação com reputação nacional e uma entidade de referência nesse campo”, completou.

O Tecpar tem expandido sua atuação para outros estados e até outros países. “Agora com a normalização da legislação de orgânicos, para os produtos entrarem no Brasil, precisam atender a legislação nacional e isso está abrindo várias frentes”, disse a gerente da divisão de certificação do Tecpar, Tânia de Carvalho.

A palestra “Entendendo a Certificação” aconteceu no Centro de Treinamentos do Tecpar, nesta segunda-feira (30) à tarde, e foi acompanhada por cerca de 30 participantes, entre técnicos do Tecpar, da Claspar, do Ministério da Agricultura, da Secretaria de Agricultura, da Emater e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).