Empresa curitibana faz sucesso em exposição 03/08/2006 - 00:00

O gerenciamento de vending machines, ou seja, máquinas que vendem vários produtos, como refrigerante, café, chocolate etc., está ficando cada vez mais apurado e eficaz. A Henger, empresa instalada na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), desenvolveu um sistema que tem a capacidade de centralizar informações em tempo real e o apresentou numa grande feira do setor.

O sistema de monitoramento chamado V2M – Vending Machine Management – é wireless (sem fio) e transmite informações coletadas remotamente das máquinas, centralizando-as em uma base de dados – o database Henger. O produto foi mostrado pela empresa na Expovending 2006, que atraiu visitantes de toda a América Latina e reuniu as maiores empresas do setor , em São Paulo, nos dias 21 e 22  de julho. De acordo com Carlos Hain, um dos diretores da empresa, a Henger aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente o sistema e o resultado foi satisfatório . "Foi grande o interesse pelo sistema", diz.

Além de oferecer diversas funcionalidades aos usuários, como a possibilidade de gerar relatórios e controlar o fluxo de dinheiro e produtos em suas vending machines, o V2M pode facilitar vários processos. O protótipo, que já está sendo instalado em algumas empresas, apresenta vários benefícios, como: otimização das visitas de reposição, redução de custos operacionais e fraudes, maior controle financeiro e de estoque e sobre parceiros e franquias, maior disponibilidade de vending machines e, conseqüentemente, maior satisfação para o consumidor final; em alguns casos, pode também ajudar o administrador da empresa operadora de máquinas em auditorias de suas filiais, parceiros e/ou franquias.