Empossada a nova presidente do Conselho Diretor de Certificação do Tecpar 21/03/2012 - 13:59


Adriana Leal Vasconcellos foi empossada como nova presidente do Conselho Diretor de Certificação do Tecpar. A reunião ordinária anual do Conselho aconteceu nessa terça-feira (20) e traçou também as novas diretrizes de ação, agora novamente com amplitude nacional e não mais local, como vinha ocorrendo nos últimos anos. “O Tecpar tem atuação em todo o território nacional e também fora do país e a nossa expectativa é que esse novo conselho tenha atuação ativa no direcionamento estratégico da nossa unidade de certificação” – comentou Júlio C. Felix, presidente do Tecpar.

Adriana Leal Vasconcellos é Gerente de Produção na Gráfica Posigraf e integra o conselho ao lado de representantes do SEBRAE nacional, CNI/FIEP Paraná, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Paraná. São membros efetivos do Conselho, o presidente do Tecpar e Tânia Maria Mello de Carvalho, Gerente da Divisão de Certificação do Tecpar – o Tecpar Cert.

A designação de um Conselho Diretor de Certificação é um requisito mandatório da norma que regulamenta a operação dos organismos de certificação de sistemas de gestão, a ABNT NBR ISO/IEC 17021 (Avaliação da conformidade - Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão). O Conselho Diretor de Certificação do Tecpar tem como objetivo principal proporcionar caráter de imparcialidade requerida às atividades de certificação executadas pelo instituto, bem como orientar e supervisionar a política de avaliação da conformidade.

Adriana Vasconcellos declarou estar muito honrada e feliz com a escolha de seu nome. “É uma grande honra fazer parte conselho, maior ainda presidi-lo. O Tecpar muito orgulha Paraná e o Brasil e a simples menção de seu nome passa credibilidade. A formação de um conselho sempre visa desenvolver imparcialidade no processo de certificação. Ajuda o entendimento e o direcionamento do papel da certificadora no mercado e na melhoria do processo de certificação”, salientou Adriana Vasconcellos, enfatizando que “nesse ano o objetivo principal é a gente poder desenvolver e analisar criticamente o caminho da certificação no contexto nacional, poder alinhar o negócio da certificação às diretrizes do próprio Tecpar e necessidades empresas, além de trazer desenvolvimento para esse negócio. Sempre com esse viés da imparcialidade que é fundamental”.

De acordo com a visão de Adriana, o conselho tende a trazer informações para que o Tecpar consiga ter orientação para o mercado que atua. “Hoje, avaliamos, existe uma perda, um abandono de empresas a obterem certificação. O Tecpar Cert pode expandir muito mais, no sentido de validação de novos mercados e novos produtos, numa linha de parceria com organismos de certificação de fora e desenvolvimento do mercado para novas certificações” – concluiu a nova presidente do Conselho Diretor de Certificação do Tecpar.