Dirigentes da Copercana visitam o Tecpar 21/12/2009 - 00:00


Na última quinta-feira (16 de dezembro), integrantes e dirigentes da Cooperativa Agroindustrial de Cana de Nova Aurora (Copercana) visitaram a sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Eles foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, e durante o encontro foram discutidos detalhes do projeto de produção de suco de uva e maracujá, que beneficiará agricultores rurais do município e de demais localidades da região oeste do Paraná.

De acordo com Rizzi, o projeto reforça a importância das cooperativas para o desenvolvimento da agricultura e valorização da produção rural. "Esse projeto vai proporcionar o aumento da renda dos agricultores, que terão ao seu alcance a estrutura necessária para a produção, não somente da fruta, como também de derivados. Por meio de uma política do governo do Estado, estamos incentivando a diversificação da produção rural e agregando valor aos produtos que chegam até o consumidor", ressaltou Rizzi.

Para a implantação do programa vão ser investidos R$ 260 mil reais em infraestrutura e equipamentos para que seja dado aos agricultores o suporte necessário para a produção da uva e do maracujá que serão transformados em sucos.

Segundo o diretor-presidente da Copercana, Marcelo Dal Molin, a participação do Tecpar é fundamental para o desenvolvimento do projeto, que vai beneficiar 70 produtores de Nova Aurora. "Graças à participação do Tecpar, vamos conseguir adquirir o maquinário necessário para a transformação das frutas em suco. Nós da Copercana vamos dar o apoio que o agricultor precisa e depois vamos envazar o produto que será colocado no comércio", destaca Molin.

Já o associado da cooperativa Roberto Callico acredita que a participação do Tecpar vai garantir mais agilidade ao processo. "Sem o apoio do Tecpar demoraríamos 15 anos para colocar o projeto em prática, mas agora nós esperamos implantá-lo já no próximo ano", finaliza Callico.