Diretor técnico do Tecpar fala sobre os projetos do instituto a delegação francesa 19/11/2008 - 00:00

 

O diretor técnico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio), Bill Jorge Costa, participa, nesta quarta-feira (19), da reunião de apresentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná para os representantes da delegação francesa de Rhône-Alpes realizada no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). Costa falará sobre os projetos na área de bioenergia desenvolvidos pela instituição com recursos do Fundo Paraná. Como responsável por essa área no Paraná, o instituto conta com uma infra-estrutura laboratorial e atua em questões relativas à produção de biodiesel e à caracterização e ao controle da qualidade de óleos vegetais e biodiesel.
Implantado no Tecpar por meio de convênio de cooperação entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Cerbio promove a pesquisa e o desenvolvimento da produção e uso de biocombustíveis e analisa a sua viabilidade e competitividade técnica, econômica, social e ambiental. Escolhido pelo Governo Federal, o Cerbio é um dos executores do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, que reúne cerca de 30 instituições, entre institutos de pesquisa, universidades, empresas privadas e organizações setoriais vinculadas à indústria automotiva.
Buscando constantemente aprimorar seus conhecimentos, a equipe da unidade, com experiência e tradição de mais de 20 anos de trabalhos realizados na área de biocombustíveis, pesquisa, desenvolve, analisa e testa combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como os derivados de ésteres de óleos vegetais (biodiesel), e monitora o uso do MAD8, uma combinação de diesel, álcool e derivado do éster de óleo de soja, na frota cativa de transporte coletivo de Curitiba. Além disso, encontram-se em desenvolvimento experimentos de uso e produção de hidrogênio a partir da biomassa de resíduos vegetais, etanol e água.
Na quinta-feira (20), a delegação de oito representantes da região francesa será recebida na sede do Tecpar na Cidade Industrial de Curitiba para visitar a usina de biodiesel e o laboratório de análises de biodiesel do Tecpar. A usina tem a capacidade estimada em 500 a 1.000 litros por dia e pode utilizar diversas oleaginosas e gordura animal como matéria-prima e é composta por uma unidade de pré-tratamento de óleo vegetal e equipamentos para a produção do biodiesel.