Diretor do Tecpar integra missão do governo à China 13/07/2010 - 13:10

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Luiz Fernando de Oliveira Ribas, é o representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) na missão do Governo do Paraná que visitará a Expo Xangai 2010. O evento é considerado uma vitrine de negócios para produtos brasileiros e uma oportunidade de comércio e de firmar acordos com empresas chinesas e com os países participantes.
Dentro da programação de seminários e rodadas de negócios do Pavilhão Brasileiro, o diretor vai apresentar o projeto de desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde e prospectar parceiros que possam contribuir para a iniciativa, que tem investimento do Ministério da Saúde para criar programas estratégicos que proporcionem autonomia para o Brasil em várias áreas nas quais ainda somos dependentes, como na produção de medicamentos. O projeto também contribuirá para os esforços feito pelo Estado do Paraná para formar profissionais qualificados, com o aprofundamento da pesquisa e do desenvolvimento científico.

OPORTUNIDADE – “A expectativa é grande porque estaremos participando de um dos maiores eventos comerciais já realizados. A feira internacional é uma grande oportunidade para efetivarmos parcerias”, afirma o diretor do Tecpar.
Na sua apresentação, Ribas destacará o potencial do Estado do Paraná para desenvolver medicamentos com base em biotecnologia. “Nós temos, por exemplo, plantas industriais com capacidade de trabalho com sólidos, pastas, pomadas e até cosméticos em três das seis universidades mantidas pelo Estado. Podemos implantar uma indústria de produção de multiprodutos”, reforça o diretor, que lidera a iniciativa
de criar um parque tecnológico, integrando o Tecpar, a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na produção de kits diagnósticos por biologia molecular, vacinas e medicamentos para uso humano.