Delegação basca vem ao Paraná para estreitar parceria com o programa de energias inteligentes 10/09/2012 - 11:57

Uma comitiva do País Basco (Espanha) será recebida nessa segunda-feira (10) pelo governador Beto Richa. Os bascos estarão por cinco dias em Curitiba e litoral do Paraná para contatos com empresas públicas e reconhecimento de áreas de uma possível parceria com o objetivo de desenvolvimento do programa Smart Energy Paraná, um projeto amplo de governo para impulsionar a matriz de energias inteligentes do Estado do Paraná.

A vinda dos bascos é uma contrapartida à recente viagem do secretário Alípio Leal, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná -Seti, e de Júlio C. Felix, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar àquela região, ocasião em que foi firmado um protocolo de intenções para um estreitamento de relações entre as partes, com a finalidade de fazer conhecer os serviços que podem ser prestados bilateralmente.

A comitiva basca contará com seis integrantes, dentre os quais Txaber Lezamiz (Director de la Estrategia Energibasque Del Eve – Ente Vasco de Energia) e Tomás Orbea (Director General da Sociedad para la Transformacion Competitiva-Eraldaketa Lehiakorrerako Sozietatea S.A. – a agência de desenvolvimento empresarial do governo basco). Serão apresentados ao governador por Leal e Felix e cumprirão extensa agenda, com visitas ao IPPUC, à Copel, à FIEP, ao Lactec, à Itaipu e finalmente ao Tecpar, onde haverá a primeira reunião de trabalho para avaliação da possível aplicação de resultados bem sucedidos na Espanha nos projetos em desenvolvimento no Paraná.

Programa bem sucedido

O País Basco tem notável experiência em redes inteligentes e geração distribuída conquistada a partir da definição de que este segmento era prioridade para o país. Em pouco mais de uma década, o território espanhol constituiu uma estrutura empresarial exemplar que dá suporte a equipamentos e tecnologias comercializadas nos Estados Unidos e em vários países da Europa, inclusive com diversas empresas bascas já atuando no Brasil e até mesmo em Curitiba.

O Smart Energy Paraná é um programa do Governo do Estado do Paraná que objetiva colocar o Estado, estrategicamente, em um período de 10 anos, em posição competitiva mundial com relação à geração distribuída renovável interconectada a redes inteligentes. O programa promove os ativos paranaenses para a obtenção de recursos e competências e ordena objetivos de projetos institucionais e multi-institucionais, de forma a que, coordenados, contribuam pela soma e troca de suas experiências e resultados.

Para a governança do novo programa foi designado o Tecpar, que já possui projetos institucionais em curso, como a Plataforma de Tecnologias Inteligentes, projeto de uma plataforma tecnológica para redes inteligentes e geração distribuída de energias renováveis, visando, entre outras metas, a experimentação tecnológica e a homologação/certificação de produtos e processos.

Também em andamento pelo Tecpar o projeto multi-institucional Costa das Energias Verdes, projeto com o conceito de “habitat de inovação”, que objetiva o estabelecimento de um modelo replicável de interconexão de geração distribuída de energias renováveis com redes inteligentes, a formação de competências técnicas e científicas, a atração de negócios em inovação e tecnologia, a consolidação de parcerias de cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento do Litoral do Estado do Paraná.

“O Paraná está extremamente empenhado em consolidar competências na área de energias renováveis e inteligentes, na atração de investimentos e no desenvolvimento de tecnologia e aplicação no Estado. O Tecpar terá papel importante no processo, responsável pela homologação e certificação das tecnologias existentes e experimentos de novas tecnologias no seu campus na Cidade Industrial de Curitiba” – comenta Júlio C. Felix, presidente do Tecpar.