Data Science Summit 2018 apresenta conhecimento em Ciência de Dados a participantes 27/03/2018 - 11:19
O Data Science Summit 2018, evento organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) voltado a profissionais que trabalham com Ciência de Dados, foi realizado no Centro de Eventos da Fiep. Os participantes tiveram contato com especialistas da área que abordaram diversos temas durante a programação.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, destacou que o Estado do Paraná vem trabalhando na área de Tecnologia de Informação de maneira integrada, citando como exemplos as plataformas do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná) e o Smart Energy Paraná. "O Tecpar busca fortalecer a articulação entre os mais diversos atores na área, para gerar troca de conhecimento e novos negócios", pontuou.
Já o diretor-superitendente da Rede Brasileira para o Desenvolvimento da Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Paraná Metrologia), Celso Kloss, salientou que o evento, realizado no Paraná, traz conhecimento ao estado de tudo o que está acontecendo no mundo. "É um momento importante para a comunidade acadêmica e tecnológica do estado, por trazer cases de especialistas para gerar conhecimento", destacou.
Luiz Fernando Ballin Ortolani, diretor de Infraestrutura e Operações da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), por sua vez, ressaltou que a área de Ciência de Dados é prioritária para o Paraná. "Há muitas oportunidades para os profissionais que atuam neste segmento, para que possam aplicar os novos conceitos em seu cotidiano", analisou.
O diretor-presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, afirmou que o Paraná se destaca na área de tecnologia, durante a abertura do Data Science Summit. "O governo e as empresas atuam em conjunto para promover ações de longo prazo e de curto prazo", disse.
Data Science Summit 2018
Temas como Machine Learning, Computação Cognitiva, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e Data Analytics têm ocupado cada vez mais destaque nas estratégias corporativas e por essa razão foram abordados no evento.
Especialistas que trabalham com grande volume de dados, gestores e decisores que precisam entender cenários complexos antes de definir ações operacionais, gestores municipais e profissionais responsáveis por implantar recursos de Indústria 4.0, Smart Cities e Smart Things foram o público do evento.
A programação contou com a presença de especialistas que apresentam seus cases em empresas como Unimed, Bosch e O Boticário. O evento foi realizado em parceria com a Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (Paraná Metrologia) e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) nos dia 27 e 28 de março no Centro de Eventos da Fiep (Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico).