Curso de Gestão da Inovação do Tecpar Educação termina hoje 18/07/2012 - 19:30

Termina nesta quarta-feira (18) o curso de Gestão da Inovação promovido em uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) - por meio de sua unidade educacional, o Tecpar Educação, com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O curso de 80 horas divido em dez módulos acontece desde maio, todas as quartas-feiras pela manhã e à tarde, no Tecpar, com aulas ministradas por mestres e doutores da UTFPR, técnicos do Tecpar e especialistas convidados. O módulo sobre Propriedade Intelectual realizado na semana passada teve inclusive a participação de oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Já o último módulo do curso, Gestão do Conhecimento, foi conduzido pelo mestre em tecnologia Jorge Takeda. Ele falou sobre a importância de trabalhar a gestão da inovação nas empresas com metodologia, para otimizar o processo.

“Colocar a gestão da inovação como se fosse apenas um princípio de criatividade, estaria caindo naquele modelo de tentativa e erro, demora muito mais tempo para resolver os problemas”, explicou Takeda. “Tem que olhar as pessoas enquanto competências. Perceber os problemas e demandas enquanto uma metodologia assertiva. Traduzir essa questão de fazer as coisas criativas dentro de um contexto de perceber padrões e problemas, isso se torna gestão, diminui o efeito da aleatoriedade”, completou.

Na avaliação de um dos participantes do curso, Daniel Carzino, representante de uma empresa de Ponta Grossa especializada em manutenção e informática, o balanço do treinamento é bastante positivo. “A gente abordou vários aspectos desse mercado emergente da inovação que normalmente não são vistos em outros cursos ministrados pela Academia. Inovação é um campo relativamente novo no Brasil, não temos a cultura de geração de novas tecnologias, acabamos trazendo tudo de fora”, disse Carzino, explicando que pretende mudar esse quadro em seu ambiente empresarial com o estabelecimento de parcerias. “Queremos constituir um setor na empresa responsável pela inovação, que ficará em contato com outras empresas, para fomentar o lançamento de novos produtos”, afirmou.

Participaram do curso empresários, colaboradores e representantes de organizações públicas e privadas, entre as quais: Tecpar, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Bematech, Solbravo S/A, KaminskiAvalca Consultoria Empresarial, Isogama Indústria Química Ltda, Giga Manutenção Informática, ASL  Caixas Acústicas e Winbid Consultoria em Gestão Ltda.

Funcionamento - O curso integra um programa da UTFPR subsidiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem o objetivo de capacitar os participantes (empresários, gestores e pessoal técnico) nos diferentes temas que compõem a implantação de um processo contínuo e sistemático de gestão da inovação para a competitividade nas empresas. Além das aulas práticas e teóricas, os alunos ainda receberam dez livros correspondente aos dez módulos do curso.