Cooperação entre Tecpar e Sesa vai garantir a qualidade da água no Paraná 16/11/2011 - 10:54

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) assinaram um termo de cooperação que visa garantir e dar continuidade ao Programa Estadual de Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O Tecpar vai fazer a análise da água consumida em diversas regiões do Paraná, enquanto o Laboratório Central (Lacen) passa por reforma.

No Vigiagua, programa pioneiro no Paraná, que será executado pela primeira vez pelo Tecpar, a água potável coletada pela vigilância sanitária em municípios de várias regiões do Estado será encaminhada ao instituto para a realização de mais de 4.500 análises físico-químicas e microbiológicas. O serviço será feito por um período de seis meses, podendo ser prorrogado.

Para a gerente do Laboratório de Microbiologia e Toxicologia do Tecpar, Carmen Etsuko, o instituto foi selecionado por melhor suprir as expectativas da Secretaria da Saúde. “O Tecpar possui os equipamentos e os insumos necessários para fazer as análises de água de acordo com as normas do Programa Vigiágua, que foi estabelecido pela secretaria para atender à portaria do Ministério da Saúde (MS)”, explica Carmen.

O Vigiágua foi o primeiro programa de vigilância da água para consumo humano do Brasil a manter uma sistemática de análises de controle de qualidade. Seus critérios foram utilizados na elaboração do Programa Nacional de Vigilância do MS.

“À medida que forem feitas a coleta e a análise, o resultado vai guiar as atividades da secretaria”, explica Quelcy Correa, gerente do Laboratório de Tecnologias Ambientais e Agronômicas do Tecpar. “É um trabalho contínuo que visa ao controle e à qualidade da água no Estado”, acrescenta.

Nos próximos meses estão previstas análises para a região do litoral paranaense, que no verão tem grande fluxo de turistas.