Cooperação 25/07/2006 - 00:00


O gerente da Divisão de Tecnologias Sociais, Alexandre Akira, falou nesta segunda (24) para cerca de 40 técnicos, entre especialistas em meio ambiente e representantes dos governos de cidades latino-americanas, caribenhas e de países africanos de idioma português que participam da II Missão Técnica sobre Reciclagem de Lixo e Manejo de Resíduos Sólidos promovida pela Organização para o Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (Onward) em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Eles vieram conhecer o sistema de reciclagem de lixo de Curitiba e do Paraná e projetos com ações de inclusão social e de desenvolvimento econômico. Os projetos tecnológicos de baixo custo do Tecpar, como o de neociclagem, o biodigestor e as diversas aplicações do bambu, entre outros, despertaram o interesse dos integrantes da missão, que pediram para incluir o instituto na relação de locais a serem visitados.

A intenção dos técnicos é compor uma rede, que já começa com um banco de dados de mais de 70 projetos de desenvolvimento implantados por meio do compartilhamento de tecnologias em diversas áreas. "Eles estão conhecendo as experiências de cada local e montando um cadastro. A idéia é ampliar a cooperação entre esses países, que passam pelas mesmas dificuldades e carências", resume Akira.