Conselho da Incubadora Tecnológica de Curitiba tem nova presidente 26/08/2011 - 13:17


    Sueli Édi Rufini é a nova presidente do Conselho de Administração da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), que funciona no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Sueli assumiu a vaga no lugar de Maria Elizabeth Lunardi, também da Seti, destacando a importância de a Secretaria estar presente e atuante no Conselho da Intec, que é considerada uma das melhores incubadoras do Sul do Brasil. Ela foi eleita presidente na 6a. reunião deliberativa do conselho, que aconteceu na última quarta-feira (24).

    Conforme Sueli, a Intec desenvolve papel estratégico no desenvolvimento de novos negócios no setor de tecnologia. “É uma das metas do governo o incentivo às incubadoras que fazem justamente a ligação do conhecimento produzido nas universidades e nos centros de pesquisa com o mercado, gerando empreendimentos, produtos e serviços inovadores, além de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou.

    O Conselho de Administração da Intec foi instituído há mais de dois anos, seguindo o modelo de governança corporativa. Ele reúne não só membros da própria Intec e do Tecpar, como também representantes dos diversos stake-holders – públicos de interesse da instituição, entre os quais: Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Bematech (empresa graduada na Intec), Agência de Fomento do Paraná (AFPR), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Carlos Chagas (ICC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

A incubadora

    Atualmente a Incubadora Tecnológica de Curitiba conta com 11 empresas incubadas ou em processo de incubação, que somam 64 colaboradores. Duas empresas ganharam destaque recentemente. A Hi Technologies, com seu produto já no mercado, o Oxímetro Milli, ganhou medalha de prata do Prêmio IDEA/Brasil, que é a edição nacional do maior prêmio de design dos Estados Unidos – o International Design Excellence Awards (IDEA), e vai disputar a etapa internacional. O Oxímetro Milli é um equipamento interativo e de alta tecnologia para monitorar sinais vitais de pacientes.

    O outro destaque foi a empresa BioSmart, que venceu a etapa regional do 2º Desafio C2i de Empreendimentos Inovadores e vai disputar o desafio nacional com o equipamento MovSmart, que acompanha em tempo real o efeito dos exercícios físicos no corpo de atletas.