Conferência organizada pelo Tecpar gera negócios e troca de experiências 21/10/2015 - 08:22

Proporcionar a troca de experiências e oportunizar negócios foram os dois principais objetivos da Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, organizada entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Sebrae-PR nesta semana no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu. O diretor-presidente da instituição, Júlio C. Felix, foi um dos moderadores dos debates.

Em seu discurso de abertura, Felix ressaltou que o Estado do Paraná é vanguardista nos debates sobre , distribuição e consumo inteligentes de energia elétrica. Ele lembrou ainda que Tecpar secretaria o programa Smart Energy Paraná, que tem como função organizar as competências do Estado nessa área e atrair investimentos para a matriz energética paranaense.

“Esse ano, a temática principal do evento é a geração e otimização de energia como eixo transversal para o desenvolvimento territorial, assim está profundamente alinhado com as propostas do Governo do Paraná de pensar o desenvolvimento do estado de maneira descentralizada”, salientou.

O diretor-presidente do Tecpar destacou os dois principais objetivos da conferência, que é o maior evento no Sul do Brasil sobre energias inteligentes: proporcionar a troca de experiências e oportunizar negócios. “Formuladores de políticas públicas, dirigentes de entidades de governo, do setor produtivo, universidades e institutos de pesquisa conheceram experiências exitosas no país e no exterior durante a conferência. Além disso, a área de Encontro para Negócios propiciou a efetivação de negócios no segmento de energias renováveis e eficiência energética”, pontuou.

Entre os assuntos que foram discutidos na conferência estão políticas públicas para o desenvolvimento de energias renováveis, smart grid, o futuro da biomassa, projetos e ações em andamento no estado do Paraná, no Brasil e alguns exemplos mundiais. O evento contou com painéis de apresentação com a participação de especialistas nacionais e internacionais, seminários, oficinas e mesas-redondas.