Conferência apresenta balanço das ações do Bioenergia no Paraná 06/12/2005 - 00:00

 

Um balanço das ações do programa do Governo do Estado PR Bioenergia, que vai viabilizar o biocombustível como matriz energética, está acontecendo hoje (6/12) na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar na I Conferência sobre Bioenergia.

Para o físico nuclear Valter Bautista Vidal, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, a reunião é inovadora num momento em que o mundo está em colapso com o fim dos combustíveis fósseis, um alerta apontado no 2º Fórum Mundial de Energia realizado na Alemanha no ano passado.

"O Paraná dá o exemplo", diz Vidal. O cientista responsável pela implantação do Programa Brasileiro do Álcool afirmou também que é preciso assumir o fazer. "A reunião tem um valor estratégico, pois consolida o esforço do governo em criar uma consciência que envolve o futuro da humanidade", acrescentou.

O coordenador interministerial do Grupo de Bioenergia da Casa Civil/Governo Federal, Rodrigo Rodrigues, falou na primeira parte do evento sobre as ações do governo federal para reduzir a dependência do petróleo e as emissões de gases poluentes. O técnico também ressaltou o papel do Paraná no programa nacional, "o decreto federal que instituiu a Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel e o grupo gestor seguiu o modelo do Paraná", afirmou.

 

O evento continua à tarde com as  presenças do vice-governador e secretário da Agricultura Orlando Pessutti e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi. Na ocasião, será apresentado o projeto das mini-usinas comunitárias de óleo vegetal, que atende prioritariamente a agricultura familiar. O projeto receberá R$ 250 mil do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria, com apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A primeira mini-usina funcionará junto à fábrica de ração da colônia Witmarsum, no município de Castro.

Segundo o secretário Rizzi, o projeto busca a sustentabilidade de pequenos agricultores, "que passam a ter maior autonomia", bem como o domínio de uma tecnologia inédita de secagem de grãos por microondas.

Além da avaliação das ações do PR-Bioenergia em 2005, serão traçadas as metas para 2006.

Também participam da reunião representantes da comunidade acadêmica, especialistas da área, empresários, lideranças municipais e estaduais, agricultores e cooperativistas.

Serviço

Programação da conferência e atendimento à imprensa

Dia 6 de dezembro

Manhã

09h00: Mesa-redonda com Rodrigo Rodrigues (Coordenador Interministerial do Grupo de Bioenergia da Casa Civil/Governo Federal), Valter Bautista Vidal (Doutor em Física Nuclear), Tenente Brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla (Engenheiro Eletrônico e responsável pelo Centro Técnico Aeroespacial – CTA) e Fernando Siqueira (membro da AEPET). O coordenador da mesa será o diretor-presidente do Tecpar, Mariano de Mattos Macedo.

13h00: Almoço

Tarde

14h00: Mesa com a presença do Vice-Governador e Secretário de Agricultura, Orlando Pessutti e Aldair Rizzi, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

14h30: Apresentação das ações já realizadas pala SETI e SEAB

Matéria Prima: Emater e Iapar

Tecnologia e Produção: UEPG

Qualidade e Certificação:Tecpar

Aplicação: Tecpar

Exposição sobre a mini-usina comunitária de óleos vegetais da Colônia Witmarsum

Atendimento à imprensa:

Entre 13h30 e 15h00: Visita ao Cerbio

15h40: Coffee break

16h00: Reunião dos Grupos de Trabalhos

18h00: Plenária com apresentação dos relatórios dos grupos

Local:

Auditório do TECPAR - Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba

Mais informações:

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Telefone: (41) 3281-7384 - aestudantil@seti.pr.gov.br ou no Tecpar 3316-3007