Comitê gestor do projeto Green Silicon define próximas iniciativas 06/12/2012 - 14:00

Comitê gestor do projeto Green Silicon define próximas iniciativasFruto de um convênio de cooperação técnica multi-institucional assinado recentemente em Foz do Iguaçu para desenvolver a cadeia indústrial da energia solar no Brasil e no Paraguai, o projeto Green Silicon (em português, Silício Verde) teve avanços nesta semana.

Na última reunião do comitê gestor do projeto, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), ficou definida a criação de uma conta onde cada um das instituições signatárias será convidado a depositar uma quantia inicial de 50 mil euros para iniciar o estudo de viabilidade técnica e econômica do empreendimento. A previsão é que o estudo seja concluído até maio de 2013.

Também foi definido o coordenador presidente do comitê, Cicero Bley, que é superintendente de energias renováveis da Itaipu Binacional, e o coordenador executivo, Reinaldo Tockus, gerente de tecnologia industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná).

Os outros membros do comitê presentes na reunião foram o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) Júlio C. Felix, o consultor da Fiep Ramiro Wahrhaftig, o gestor do Fundo Paraná, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Gerson Koch e o procurador jurídico do sistema Fiep Marco Antônio Guimarães.

Na avaliação de Júlio Felix, a reunião representou os primeiros passos para alcançar as metas do convênio. “É um projeto amplo, ambicioso, que poderá mudar a condição do Brasil nesta área hoje de exportador de matéria-prima e importador de painéis fotovoltaicos, e, para isso, teremos uma agenda intensa, com reuniões mensais”, disse Felix.

A reunião do comitê encerrou com mais algumas deliberações, entre as quais, a criação de uma identidade visual que represente o conjunto das instituições envolvidas, a busca de algumas assinaturas que faltaram de membros do Paraguai, e ainda, contatos com instituições referência em nível internacional. O Green Silicon é uma iniciativa conjunta da Itaipu, Seti, Tecpar, Fiep e Senai. O convênio firmado no início de novembro em Foz do Iguaçu tem vigência de 12 meses.

OBJETVOS - Entre outros objetivos, o convênio pretende contribuir para o avanço técnico-científico das partes; evidenciar a economia gerada com o uso da tecnologia solar como cadeia de suprimentos, com reflexos em empregos, impostos e estímulo às empresas locais; promover a posição do Brasil associado ao Paraguai na rota tecnológica da energia solar fotovoltaica, e ainda, avaliar a possibilidade para instalar centros altamente tecnificados para transferência e referencia em tecnologias da energia solar PV nos dois parques tecnológicos da Itaipu (Brasil e Paraguai).

EXPERIÊNCIA - A reunião também discutiu mecanismos para aproveitar a experiência do estado alemão Baden-Württemberg, considerado referência mundial em energia solar fotovoltaica. Foi discutida a possibilidade de convidar representantes do setor público e privado deste estado para estabelecer pesquisas conjuntas, acordos de transferência tecnológica e consultoria. Também está em análise um convite de autoridades de Baden-Württemberg, para que o comitê organize uma missão a Alemanha para conhecer as instituições e principais ações do estado em energia fotovoltaica.