Comitê aprova norma que beneficiará o setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 08/04/2011 - 16:52

    O Comitê Especial CEE 130 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou o projeto de norma técnica intitulado “Diretrizes para o sistema de gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)”. “A elaboração da norma é resultado do trabalho de quase dois anos da equipe”, afirma o coordenador do comitê e diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, comemorando a sua conclusão.


    A norma, aprovada pelo comitê durante a reunião realizada na sede da associação, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (7), será submetida a consulta pública, momento no qual a sociedade tem três meses para encaminhar sugestões. Qualquer pessoa pode se manifestar, recomendando à comissão alterações no texto da norma, com apresentação de objeções técnicas justificadas. A consulta contribui para que as normas brasileiras elaboradas representem os interesses da sociedade.

    De acordo com Felix, a norma em estudo será uma ferramenta para as empresas buscarem recursos para as atividades de PD&I e utiliza os conceitos dos sistemas de normas ISO 9001 e 9004. “Com essa norma as empresas terão um conjunto de instrumentos para gerenciar melhor os seus processos”, afirma ele.

    Reunindo representantes de empresas, universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil voltadas para a área de PD&I, o comitê trabalha em mais duas normas, uma definindo as diretrizes para elaboração de projetos de PD&I e outra sobre a terminologia para facilitar o entendimento das outras duas normas.

    Depois de publicada no Diário Oficial da União, a norma referente às diretrizes para o sistema de gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, estará disponível para consulta no site da ABNT: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.