Celebração do Dia das Mães no Tecpar (7/5/2010) 07/05/2010 - 00:00

 

Colaboradoras do Tecpar que são mães participaram na tarde desta quinta-feira (6), na sede do instituto, na Cidade Industrial de Curitiba, de um coquetel em homenagem ao Dia das Mães.

Comemorada no segundo domingo de maio, em países como Brasil, EUA, Japão, Turquia e Itália, a data foi criada no século XX, quando as amigas da jovem norte-americana Anna Jarvis resolveram perpetuar a memória da mãe dela, que havia falecido. Diante do sucesso da festa, Anna quis estendê-la a todas as mães vivas e mortas.

A comemoração agradou tanto que, em 1914, foi oficializada pelo presidente norte-americano Thomas Woodrow Wilson, passando a ser difundida por todo o mundo. Mas, de acordo com historiadores, esse não é o único relato a respeito da origem da data. Algumas informações apontam que gregos e trabalhadores da Idade Média já realizavam comemorações para homenagear as mulheres que era mães.

No Brasil a data foi instituída em maio de 1918 pela Associação Cristã de Moços, mas só foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas em 1932.

Na festa realizada pela Associação dos Funcionários do Tecpar (AFT) não faltou animação. Ao chegarem ao evento, todas as mães receberam um botão de rosa de chocolate e ainda participaram de um sorteio de brindes oferecidos pela empresa Risotolândia, que serve as comidas no refeitório do instituto.

Dando continuidade à festa, que foi animada por uma dupla de músicos, o presidente da AFT, João Carlos Rachadel, chamou à frente a colaboradora do instituto que mais recentemente se tornou mãe, Flávia Medri, e a que é mãe há mais tempo, Maria Vitória da Silva, para representarem todas as mães do Tecpar. "Homenageando as duas, estou homenageando todas vocês", ressaltou Rachadel.

Depois do coquetel, as colaboradoras associadas da AFT receberam cestas de presentes que foram compradas pela associação.