CMI do Tecpar vai prestar serviços de gestão e calibração para a área de saúde no Estado 06/09/2013 - 11:26

O Centro de Medições Industriais (CMI) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou um contrato, no valor de R$ 814 mil, com a Secretaria da Saúde, para prestar serviços de calibração e fazer a gestão de aproximadamente 500 equipamentos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na unidade de Curitiba.

O contrato tem validade de três anos e inicia no próximo mês. Segundo o gerente do CMI, Humberto Siqueira Torres Filho, o programa servirá também de piloto para, na sequência, ser estendido às outras unidades do Hemepar no Estado.  “Implantar gestões de qualidade e de equipamentos em seus diversos laboratórios é uma necessidade do Estado. Há uma pressão crescente dos órgãos federais, como Anvisa e ministérios da Saúde e da Agricultura, que estreitam cada vez mais as regras para o seu funcionamento”, ressalta Torres.

Para o gerente, a atual administração estadual mostrou-se sensível a essa necessidade ao formalizar a parceria. Já estão em estudos novos contratos de gestão com os demais laboratórios ligados à Secretaria da Saúde do Paraná, como por exemplo, as unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná  (Lacen/PR) instaladas no Estado.

“Estamos agora em fase de ajustes, para iniciar o programa no próximo mês”, explica Torres, acrescentando que “dentro do planejamento estratégico do instituto, uma das ações do CMI é, justamente, extrapolar seus serviços para outras áreas do governo, como a da saúde, num trabalho conjunto que resulte em maior qualidade dos serviços prestados à população”.