Biogás poderá ser incorporado ao Programa Smart Energy Paraná 07/08/2012 - 21:15


A geração de energia a partir do aproveitamento do biogás gerado pela decomposição de dejetos de suínos e outros animais é uma alternativa energética renovável que também poderá integrar o Programa Smart Energy Paraná.

Esta possibilidade foi proposta ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) pelo deputado Luiz Eduardo Cheida. Ele esteve no Tecpar nesta terça-feira (7) conversando com o diretor-presidente do instituto Júlio C. Felix.

Felix explicou que o papel do Tecpar no programa Smart Energy Paraná, além de ser o organismo incumbido pelo Governo do Estado para secretariar o programa, é o de identificar tecnologias viáveis, testar e validar essas tecnologias.  

Cheida apresentou algumas experiências de aproveitamento de biogás oriundo de produção animal realizadas com sucesso no Paraná e consultou sobre a possibilidade do Tecpar não só aproveitar essas experiências para o Programa Smart Energy, como também atuar na validação dos equipamentos utilizados. “Nós sabemos da competência do Tecpar em certificação e homologação em diversas áreas e justamente por isso acreditamos que pode ser a instituição adequada para avaliar a viabilidade técnica do aproveitamento do biogás, bem como a sua incorporação no programa (Smart Energy)”, disse Cheida.

Ele explicou que existe um projeto piloto no interior do Paraná executado com apoio da Itaipu Binacional, onde foi implantada uma tubulação de 25 km que passa por várias propriedades coletando o biogás de dejetos de animais. Segundo Cicero Bley Jr, superintendente de energias renováveis da Itaipu, que também participou da reunião, tecnologias desenvolvidas especificamente para este projeto são capazes de separar os gases coletados e gerar metano com até 95% de pureza. “É uma experiência que já vem apresentando êxito na geração de energia para as propriedades envolvidas, mas para que possa ser expandida,  são necessários testes de validação da tubulação e dos biogeradores utilizados”, disse Bley.

Membro da equipe do Tecpar responsável por secretariar o Smart Energy Paraná, Daniel Fraxino, disse que é de interesse do instituto atuar no teste e validação de novas tecnologias de energia renovável. “Nós já temos contatos com várias empresas nacionais e estrangeiras e muito em breve estaremos realizando esses testes no Tecpar. A ideia é realmente tornar a Plataforma de Tecnologias Inteligentes do Tecpar em showroom nessa área, dando visibilidade às tecnologias de produção de energia limpa”, concluiu.

Smart Energy Paraná – Lançado recentemente pelo Governo do Paraná, o programa tem como objeto a promoção e o desenvolvimento de iniciativas por parte do Governo, Indústria e Academia, com vistas a consolidar a competência do estado em redes inteligentes, além de promover a adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente e a disseminação da geração e do uso distribuído de energias renováveis. 

A iniciativa conta com o apoio de órgãos diretamente ligados à produção e melhor aproveitamento de energia, como: a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec, a Itaipu Binacional, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC e a Companhia Paranaense de Energia – Copel, entre outros envolvidos.