Apoio à exportação é reconhecido 27/10/2005 - 00:00

Saiu no Diário Oficial da União: o que era um projeto de apoio tecnológico à exportação agora passa a ter um caráter definitivo. A portaria que institucionalizou o Programa Nacional de Apoio Tecnológico à Exportação – Progex foi assinada recentemente pelos ministros de Estado da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, faz parte da rede de instituições tecnológicas credenciadas pelo Programa para promover as ações de extensão tecnológicas junto às empresas há três anos. Até o momento, 142 produtos foram adequados pelo Instituto para exportação, com aproximadamente 200 atendimentos realizados.

O objetivo de programa é promover ações de extensão tecnológica nas micro, pequenas e médias empresas exportadoras ou potencialmente exportadoras, com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de produtos e processos, a aplicação de tecnologias industriais básicas e a promoção da inovação tecnológica.

Segundo o coordenador do Progex no Tecpar, Lúcio de Almeida, a medida está apoiada na credibilidade que o Programa alcançou até agora. "Os resultados ajudaram a consolidar a iniciativa", afirma.

Um comitê gestor, formado por representantes de instituições comprometidas com o desenvolvimento de políticas e fomento à inovação nas empresas, irá conduzir as ações do Programa, como a definição de um grupo técnico, indicadores, aporte de recursos, entre outras.

A portaria está publicada no site do Ministério http://www.mct.gov.br