Alternativas para a cadeia produtiva da seda são tema de reunião no Tecpar 01/06/2010 - 19:17

 

 

O diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, e o diretor de produção do instituto, Renato Rau, receberam nesta terça-feira (1), na sede do Tecpar, a prefeita do município de Nova Esperança, Maria Ângela Silveira Benatti, e o presidente da Fundação Araucária, Zeferino Perin. O objetivo do encontro foi a busca de alternativas e de apoio para a melhoria da cadeia produtiva de seda no município, que é atualmente o sexto maior produtor de casulos e fios de seda do país.

Contando com 380 criadores do bicho-da-seda, o que representa 8,4% do total de produtores do Estado, Nova Esperança hoje destina sua produção para a França, onde são revendidos, em cerca de 154 lojas, os cachecóis produzidos artesanalmente por trabalhadoras do município paranaense.

 

Mas, para que os níveis de produção voltem a aumentar e também sejam identificadas novas alternativas de uso da seda, a cidade busca hoje apoio tecnológico, que consequentemente vai contribuir para o aumento da renda não só dos produtores como também do próprio município.

 

Também participaram do encontro a procuradora jurídica de Nova Esperança, Mariane Yuri Shiohara, o advogado José G. Benatti, a pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maria Aparecida Fernandes e o engenheiro agrônomo da Emater Jorge K. Watanabe.