APPI instala sala para videoconferência 06/06/2011 - 14:31

   A Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), está colocando à disposição dos interessados uma sala para a realização de videoconferência e aulas. “O objetivo é ampliar o número de pessoas treinadas e permitir uma maior integração entre os técnicos dos diversos núcleos de inovação tecnológica existentes no país”, explica o gerente da APPI, Marcus Julius Zanon.




    A videoconferência permite, por meio de um sistema de vídeo e áudio, a realização de reuniões em tempo real entre pessoas que estão em lugares diferentes e foi adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).  Também usado para educação a distância, o sistema existe desde a década de 1970, mas foi pouco utilizado no início, passou a ser melhor aproveitado com o surgimento das tecnologias digitais.

    De acordo com Zanon, a Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual, criada para fortalecer os os chamados NITs,  núcleos de inovação tecnológica, tem promovido e participado de várias atividades que visam a disseminação da cultura de propriedade intelectual e o sistema instalado possibilitará capacitar um número maior de gestores de tecnologia de instituições científicas e tecnológicas e de outras instituições voltadas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento econômico e social do país, com a vantagem de não ter o custo de locomoção e estadia.

REDE – Hoje, existem 22 NITs espalhados por todo o Paraná e a capacitação dos técnicos depende, principalmente, dos cursos promovidos pela APPI, que conta com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), formalizado por meio de um acordo de cooperação assinado com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a qual o Tecpar é vinculado. “São as ações conjuntas entre as instituições que melhoram o desempenho da rede”, afirma Zanon.

    Dentre os cursos promovidos estão os de capacitação em propriedade intelectual; as oficinas de redação de patentes em áreas específicas do conhecimento; as oficinas de busca em banco de patentes e prospecção tecnológica; workshops e seminários diversos.

FORTEC – O sistema de videoconferência também atenderá aos objetivos do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Desde maio de 2010, a APPI é a coordenadora regional da região Sul no fórum, no Fortecsul, que reúne mais de 43 NITs dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma das propostas do plano de trabalho para esta gestão é a integração dos NITs. “O sistema instalado será uma ferramenta fundamental para capacitação e disseminação de informações”, explica Zanon, convidando os interessados a visitarem a página eletrônica www.tecpar.br/appi/Eventos_pi.htm e
nitpar.pr.gov.br/ para acompanhar o trabalho da agência e do núcleo. No endereço também está disponível o catálogo de patentes das instituições do Paraná. Zanon informa ainda que a Seti também usará o espaço para a integração com as universidades vinculadas e para contatos com instituições de outros países. “Já está programada uma conferência com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  Alípio Leal, e uma universidade de Quebec, no Canadá”, conclui.