ABNT aprova norma técnica 26/10/2011 - 16:29

Diretrizes para o sistema de gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação           

Foi aprovado nesta quarta-feira (26) pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o texto final do projeto de norma técnica intitulado “Diretrizes para o sistema de gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)”. “A elaboração da norma é resultado do trabalho de quase dois anos da equipe”, afirma o coordenador do Comitê Especial do projeto e diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, comemorando a sua conclusão.

De acordo com Felix, a norma – que terá sua publicação oficial nos próximos dias e já estará disponível para consulta no site da ABNT – é uma ferramenta para as empresas buscarem recursos para as atividades de PD&I e utiliza os conceitos dos sistemas de normas ISO 9001 e 9004. “Com essa norma, as empresas terão um conjunto de instrumentos para gerenciar melhor os seus processos, tratando melhor seus investimentos em inovação e, consequentemente, diminuindo os riscos inerentes”, afirma.

No projeto de norma, identificado como 130:000.00-001, a comissão de estudo destaca que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação muitas vezes são vistos como processos distintos, criativos e que demandam, cada vez mais, uma abordagem estruturada. Também observa que as técnicas de normalização utilizadas para outros sistemas de gestão são igualmente aplicáveis aos sistemas de gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação e que alguns países têm desenvolvido conjuntos de normas para as diversas atividades da PD&I, os quais levam em conta o contexto específico de sua aplicação.

O processo de elaboração de uma norma começa com uma demanda da sociedade à ABNT, que, a partir daí, constitui comissões de estudos para a sua elaboração. O grupo trabalha até obter consenso, quando então o projeto é publicado e submetido a consulta nacional, podendo receber as contribuições da sociedade interessada, com votos aprovando ou não, com restrição ou contribuição de alguma forma. Esta nova norma passou pelos três meses de consulta nacional e recebeu algumas contribuições. Com o processo final, desta quarta-feira, o novo projeto foi encaminhado à diretoria da ABNT para a devida publicação no Diário Oficial da União.

Reunindo representantes de empresas, universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil voltadas para a área de PD&I, o comitê trabalha agora em mais duas normas: uma definindo as diretrizes para elaboração de projetos de PD&I e outra sobre a terminologia para facilitar o entendimento das outras duas normas. Até o término do mês que vem, deverão estar prontos os textos para a elaboração desses dois projetos.