Agência de Inovação

A Agência de Inovação do Tecpar desenvolve as atividades de prospecção e inteligência tecnológica, relativas à gestão da propriedade intelectual dos produtos, processos e serviços – do projeto à sua elaboração, com foco em oportunidades de negócio.

Para o mercado, a unidade disponibiliza o Selo de Inovação Tecpar, iniciativa voltada para empreendedores e empresários interessados em avaliar o potencial inovador de seus produtos ou conceitos.

Selo Tecpar de Inovação

O Selo Tecpar de Inovação, oferecido pela Agência de Inovação do Tecpar, é um serviço que consiste em avaliação e reconhecimento formal do grau de novidade e viabilidade de ideias de novos produtos (físicos ou softwares), independentemente do modelo de negócio para o qual foram desenvolvidos.
A avaliação poderá ser aplicada a diferentes graus de desenvolvimento ou maturidade do produto, seja ele apenas uma concepção (projeto ou ideia), um protótipo ou um produto pronto recém-lançado ou não lançado.
O modelo de negócio do produto, candidato ao Selo, deverá ser definido anteriormente à avaliação, já que a viabilidade do produto está intimamente atrelada à forma com que será exposto comercialmente. Além disto, o próprio desenvolvimento do produto poderá depender da definição do seu futuro modelo de negócio.
Portanto, a avaliação do Selo de Inovação pode avaliar modelos de serviços em que o produto em desenvolvimento (ou desenvolvido) seja o fator crítico para a solução. O reconhecimento da inovação será fornecido somente à pessoa (física ou jurídica) idealizadora do produto ou software.
O nível de inovação da solução deverá ter relevância, no mínimo, em nível de Estado, ou seja, deve apresentar uma solução inédita, pelo menos, no Estado onde será aplicada.

 

Trata da análise de uma ideia, um desenho ou um projeto de produto com potencial inovador. O Selo aumentará a credibilidade frente a futuros investidores e fomentadores para o desenvolvimento de um futuro protótipo e produto comercial.

Trata da avaliação de uma solução já na forma de um protótipo funcional concreto com potencial inovador, porém, ainda não em sua forma comercial. O Selo pode aumentar a credibilidade frente a futuros investidores e fomentadores para o desenvolvimento de um produto comercial e da infraestrutura para sua produção em maiores escalas.

Trata da avaliação do grau de novidade de um produto comercial recém-lançado ao mercado. O Selo aumentará a visibilidade do produto e a credibilidade frente a clientes e parceiros.

  • Se passível de certificação, o produto deverá ser certificado para ser aceito.
  • 1ª Etapa - Recepção da Ideia
  • 2ª Etapa - Avaliação de Propriedade Intelectual
  • 3ª Etapa - Defesa do Proponente
  • 4ª Etapa - Sessão de Avaliação
  • 5ª Etapa - Relatório Final
  • UVBox (ALLK Tecnologia da Informação Ltda.): Produto destinado à descontaminação da superfície de produtos de pequeno porte, colocados no interior da UVBox, com utilização de luz Ultravioleta C. (Selo Protótipo Inovador)

 

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